História, Desenvolvimento & Linhagem Do Frameworks® For Change

por Olga Balian

As principais datas e locais dos treinamentos de formação de Consultores, assim como o nascimento e desenvolvimento do Frameworks For Change ®, sua origem e descendentes.

Escócia – Findhorn, 1978 – Joy Drake e Kathy Tyler residiam na Fundação Findhorn na Escócia e o processo de criação do Jogo da Transformação se inicia. A primeira versão “pública” do jogo, foi vivenciada no salão “Cluny Hill” na Fundação Findhorn em junho de 1978, como parte do workshop ‘A Arte da Síntese”. Em outubro de 1978 Kathy e Joy começaram a treinar outras pessoas para trabalhar com a inteligência do Jogo da Transformação®.

USA – Seattle, Janeiro/1986 – Joy e Kathy mudam para Seattle e fundam a InnerLinks Inc. nos USA. Esta mudança de Findhorn para os USA vai permitir o contínuo desenvolvimento do Jogo em suas diferentes versões. Maiores informações podem ser consultadas no site http://www.innerlinks.com/(em inglês)

USA – Seattle, Maio/1990 – A versão organizacional do Jogo da Transformação, denominada “FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM – FFC” foi lançada com grande sucesso com empresas baseadas em Seattle. Programa Piloto desenhado para melhorar a formação de equipes, comunicação e eficiência no local de trabalho. Novas cartas, Níveis de Jogo e formatos de workshops.
A linguagem do Jogo da Transformação ® foi adaptada para os ambientes organizacionais, novas casas são criadas para representar o dia a dia da Organização.

Brasil, Setembro /1993 – Nasce no Brasil a Taygeta Editora & Consultoria e em set/94 lança o Jogo da Transformação ® em português e passa a trazer anualmente as autoras do Jogo, Kathy, Joy e Mary Inglis, responsáveis pela InnerIinks nos USA e na Europa para o Brasil com o objetivo de formar facilitadores / consultores credenciados nas diferentes versões.
Maiores informações podem ser consultadas no site http://www.taygeta.com.br/

Holanda, Setembro/1993 – A InnerLinks realiza na Holanda o 1º. Treinamento de Formação de Consultores a serem credenciados do “FFC – FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM – (VERSÃO BOARD & TILE)”, na versão organizacional de 6 a 24 participantes, após vários anos em desenvolvimento. Treinamentos para a versão do FFC são hoje em dia oferecidos em Findhorn, Brasil e Estados Unidos e já foram realizados também na Holanda e Austrália.

USA – Janeiro/1998 – Joy e Kathy, autoras do jogo, mudam-se de Seattle para Asheville, na Carolina do Norte no EUA e Mary Inglis, responsável pelo gerenciamento das diferentes versões do Jogo em Findhorn, torna-se associada da InnerLinks.

Brasil, Março /2002 – A Taygeta organiza o 1º. Treinamento do “FFC – FRAMEWORKS FOR CHANGE ® PROGRAM – (VERSÃO BOARD & TILE)” conduzido por Kathy Tyler e que foi realizado no Centro Paulus em SP durante 14 dias e habilitando no Brasil 3 consultoras na aplicação do FFC Versão Board & Tile.

USA – Asheville, 2002 – Joy e Kathy dedicam este ano para formatar a versão Coaching do Frameworks e nasce o FCP – “FRAMEWORKS FOR CHANGE ® COACHING PROCESS”.

USA – Asheville, Março/2003 – Joy e Kathy convidam Mary Inglis e Olga Balian para conhecer o FCP – “FRAMEWORKS FOR CHANGE ® COACHING PROCESS” e vivenciar a versão Coaching durante 10 dias. Neste encontro se criou a estratégia para o lançamento do FCP através do treinamento de consultores para os USA, Europa, Austrália e Brasil.

Escócia – Findhorn, Junho/2003 –Lançamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) – 1º. Treinamento para Certificação de consultores no processo de Coaching em Findhorn, usando as cartas de Insight, Bloqueio e Mentor, do processo metodológico do FCP. Desenhado para ser utilizado em locais de trabalho tanto com indivíduos como com pequenos grupos.

USA – Asheville, Outubro/2003 – 1º. Treinamento de Facilitadores Credenciados no Processo de Coaching do Frameworks (FCP), nos Estados Unidos. 04 dias com 06 participantes.

Austrália – Melbourne , Outubro/2003 – 1º. Treinamento de Facilitadores Credenciados no Processo de Coaching do Frameworks (FCP), para consultores, em Melbourne. 03 dias e 18 participantes.

USA – Asheville, Outubro/2004 – Joy & Kathy lançam o “FCP on Line – Frameworks For Change – Coaching Process” no site http://www.frameworkscoach.com/. Desenhado para atender por telefone que desejar realizar seu processo de Coaching. O FCP on-line pode ter até 08 Sessões por telefone no período de 03 à 06 meses e tarefas obrigatórias de práticas com clientes.

Brasil – São Paulo, Setembro/2005 – A InnerLinks & Taygeta organizam o 1º. Treinamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) conduzido por Kathy Tyler e que foi realizado no Hotel Ponto de Luz (Joanópolis-SP) durante 4 dias e habilitando no Brasil os primeiros 18 consultores na aplicação do FCP ou da versão que chamamos de “Coaching Process”. Estre treinamento foi apelidado de 1ª. Onda do FCP.

Brasil – São Paulo, Janeiro/2005 – Os 19 consultores credenciados do FCP no Brasil criam em conjunto o website http://www.fcpconsultores.com.br/com o objetivo de divulgar esta ferramenta totalmente inovadora e surpreendente como instrumento de coaching.

Brasil – São Paulo, abril/2008 – A Kathy da Innerlinks volta ao Brasil e junto com Olga da Taygeta realizam o 2º. Treinamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) que foi realizado no Centro Paulus (Parelheiros-SP) durante 4 dias. A 2ª. Onda do consultores do FCP – versão “Coaching Process” ganha mais 9 Consulores Credenciados.

Brasil – São Paulo, Out/2008 – A Innerlinks & Taygeta realizam o 3º. Treinamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado no Centro Paulus (Parelheiros-SP) durante 4 dias. A 3ª. Onda do consultores do FCP – versão “Coaching Process” ganha mais 6 Consulores Credenciados.

Brasil – São Paulo, Out/2010 – A Innerlinks & Taygeta realizam o 4º. Treinamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado na sede nova da Taygeta em durante 4 dias. A 4ª. Onda do consultores do FCP – versão “Coaching Process” ganha mais 4 Consulores Credenciados.

Brasil – São Paulo, Out/2010 – A Innerlinks & Taygeta realizam o 5º. Treinamento do “Treinamento do FCP – Frameworks For Change – Coaching Process) conduzido pela Olga Balian e que foi realizado na sede nova da Taygeta em durante 4 dias. A 5ª. Onda do consultores do FCP – versão “Coaching Process” ganha mais 4 Consultores Credenciados.